Treinamento Funcional para idosos: sim ou não?
Foi-se o tempo onde os idosos se conformavam com as limitações e o sedentarismo que normalmente chegam com a idade. Hoje em dia, eles desejam qualidade de vida, bem-estar e independência.
E nessa busca incessante, a prática de uma atividade física é importante para qualquer idade, em especial na terceira idade, quando há maior perda de massa muscular e óssea.
Iniciar uma prática esportiva após os 60 anos aumenta a força muscular e reduz o risco de problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e demência. Mas para além das questões físicas, o esporte é decisivo na luta contra a depressão, que chega a atingir 40% dos idosos brasileiros.
O Box
O treinamento funcional no nosso Box Território Fit é um método de treino seguro, eficaz e motivador. E será adaptado para os idosos, uma vez que eles possuem maiores limitações que os jovens e os adultos.
As aulas incluem tanto exercícios no solo ou em bases estáveis, quanto com acessórios que proporcionem instabilidade. Esses movimentos vão ajudar os alunos idosos a melhorarem sua qualidade de vida e a estarem menos expostos a riscos.
Benefícios
Confira alguns aspectos importantes onde o treinamento funcional fará toda a diferença no processo de vida ativa na terceira idade:
- Potência muscular
A redução da velocidade nos padrões de execução dos movimentos acontece por um processo de aumento nas vias de degradação, que acomete principalmente as fibras rápidas da musculatura, as fibras do tipo II. A dinâmica do treinamento funcional trabalha de maneira eficiente os padrões de movimento em diversas velocidades de execução, proporcionado as adaptações necessárias para que o indivíduo mantenha níveis ótimos de produção de força em movimento.
- Hipertrofia muscular
O desequilíbrio causado pela perda de massa muscular não quer dizer que o idoso não consegue ganhar massa muscular, apenas que esse processo é mais demorado, pois a síntese proteica é mais lenta. A possibilidade de manutenção das cargas, de maneira otimizada, que é proposta no treinamento funcional promove resultados satisfatórios para aqueles que precisam aumentar os músculos de maneira inteligente.
- Força e resistência
A capacidade de produzir força para a execução de tarefas do dia a dia e em situações que a produção de força precisa ser feita por tempo prolongado está ligada a intensidade em que a atividade física é realizada. O treinamento funcional proporciona desafios intensos na condição ideal para promover aumentos simultâneos nessas manifestações da força, sem prejudicar as possíveis condições de fragilidade do indivíduo.
- Tecido ósseo
As alterações no tecido ósseo como a osteopenia, podem ser trabalhadas de maneira muito eficiente no treinamento funcional com os exercícios de compressão localizada. Os resultados na densidade óssea se apresentam num programa de treinamento a longo prazo.
No entanto, antes de dar início a qualquer atividade física (independente da modalidade), é recomendado fazer uma consulta com um médico especializado, para que ele possa dizer sobre suas prováveis limitações.
No Comments