Benefícios do Pilates nas diferentes fases da vida
O Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e ainda emagrecer. Enfim, uma infinidade de benefícios que, certamente, auxiliarão seu corpo e sua mente.
A técnica oferece um repertório de exercícios bastante diversificado e cada movimento pode ser adaptado de acordo com as necessidades e limitações individuais do aluno. Na Território Fit nossos profissionais trabalham, ainda, de modo personalizado com os praticantes, o que garante a eficiência dos resultados.
Dessa forma, a prática pode ser feita pelos mais diferentes grupos de pessoas, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens posturais, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Alunos em todos os níveis de condicionamento físico podem fazer Pilates, desde que respeitadas as diferenças individuais e os princípios da técnica.
Gestantes
Durante a gravidez o Pilates proporciona benefícios como: fortalecimento e alongamento da musculatura do abdômen (tornando o parto mais fácil), dos glúteos e da parte inferior das costas (parte do corpo responsável pela sustentação da coluna vertebral); diminuição da sensação de desconforto, do inchaço das pernas e das dores nas costas. Com o Pilates, a gestante também adquire um bom condicionamento físico que proporciona bem-estar e um melhor controle de peso.
Adolescentes
O Pilates é altamente recomendado aos adolescentes por eles estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso, o que ocasiona desajustes posturais e encurtamentos musculares, muitas vezes, acompanhados de dor. A prática do Pilates nesta fase funciona como um ótimo trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses – muito comuns para a idade – e melhorando o alongamento geral.
Terceira idade
Nessa fase também é possível obter grandes benefícios com a prática do Pilates, no que diz respeito à postura, equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade, capacidade respiratória, circulação, disposição, alívio de dores, principalmente as lombares, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada), alívio do estresse, e aumento de auto-estima. Além disso, a técnica também proporciona benefícios às articulações (em caso de artrose) e previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea e não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto.
Atletas
Como a técnica produz movimentos eficientes e conscientes, há um desgaste muscular bem menor, o que promove um aumento da potência e da resistência e, naturalmente, essas características conseguem reduzir as chances de lesões. O menor gasto calórico, em decorrência de uma mecânica correta dos exercícios, também faz com que o atleta consiga manter a performance por um período de tempo mais prolongado.
No Comments